CARGA IMEDIATA EM IMPLANTES



A década de 2000 ficou conhecida na implantodontia como a época da carga imediata sobre implantes.
Só sou um dentista moderno se aplico carga imediata sobre implantes?

Bem, de alguns anos para cá esses conceitos vem mudando e sendo sedimentados de forma mais consciente.

O que era aceito como carga imediata?
Bem, no início dos anos 2000, se o profissional instalasse um implante com torque superior a 35 ou 40 Newtons de força ele já poderia reabilitar aquele implante com uma prótese naquele exato momento.

Com os estudos e as experiências clínicas dos anos seguintes concluiu- se que um implante instalado com um torque acima dos valores acima mencionados poderiam receber uma prótese sim, porém esta prótese deve ser provisória e em infra oclusão. 

Ou seja a prótese ela é com estética imediata e não carga oclusal imediata. Desta forma o caso apresentava melhor estabilidade , maior chance de osseointegração e de sucesso do caso.

Aí vocês me perguntam: E no caso das próteses do tipo protocolo? 
Bem, aí o caso é diferente. 

Para uma prótese tipo protocolo receber uma carga imediata todos os implantes instalados devem ser instalados sob um torque de inserção de no mínimo 35 newtons de força  garantindo assim uma estabilidade primária suficiente para todos os implantes trabalharem em conjunto  suportando a prótese a ser instalada.


Resumindo: Cada caso deve ser estudado individualmente e uma solução deve ser aplicada para cada paciente de forma estudada para que possamos assim atingir o sucesso esperado pelo profissional e pelo paciente.



Christian Wehba
Mestre e especialista em periodontia, membro do corpo clinico do centro de diabetes da UNIFESP.

Comentários

Postagens mais visitadas